SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número especialMás allá de la socialización y de la sociabilidad: jóvenes y bachillerato en MéxicoAutoavaliação como estratégia de resistência à avaliação externa ranqueadora índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Pesquisa

versão impressa ISSN 1517-9702versão On-line ISSN 1678-4634

Resumo

CORREIA, José Alberto de Azevedo e Vasconcelos; ARELARO, Lisete Regina Gomes  e  FREITAS, Luiz Carlos de. Para onde caminham as atuais avaliações educacionais?. Educ. Pesqui. [online]. 2015, vol.41, n.spe, pp.1275-1281. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/S1517-9702201508148846.

Este dossiê apresenta diferentes estudos, pesquisas e opiniões a respeito da avaliação educacional no mundo atual. É composto por sete artigos de professores do Brasil, da Itália, da Irlanda, da Finlândia e de Portugal e de uma entrevista com o Prof. John MacBeath, da Inglaterra. Tais trabalhos desenvolvem interessantes reflexões críticas a respeito dos impasses da transformação da avaliação em larga escala, em estratégia única para medir o desempenho dos alunos em todos os níveis de ensino. Os autores mostram que a avaliação da qualidade educacional é um processo mais complexo que, para ser bem-sucedido, pressupõe, dentre outros aspectos, a participação consciente dos envolvidos. Outro aspecto discutido é a importância da ética nesses processos avaliativos, uma vez que, por suas exigências incompatíveis com o cotidiano escolar, tem levado à corrupção na educação, bem como a distorção que o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) tem trazido, em especial na análise das razões do sucesso de alunos em escolas finlandesas.

Palavras-chave : Avaliação educacional; Qualidade negociada; Avaliação participativa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )