SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número especialA avaliação institucional como instrumento de racionalização e o retorno à escola como organização formalAvaliações em larga escala: uma sistematização do debate índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Pesquisa

versão impressa ISSN 1517-9702versão On-line ISSN 1678-4634

Resumo

SALOKANGAS, Maija  e  KAUKO, Jaakko. Tomar de empréstimo o sucesso finlandês no PISA? Algumas reflexões críticas, da perspectiva de quem faz este empréstimo. Educ. Pesqui. [online]. 2015, vol.41, n.spe, pp.1353-1366. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/S1517-9702201508144214.

Desde a introdução do Programa PISA, a OCDE tem se mostrado um organismo cada vez mais poderoso no que diz respeito à administração e a políticas educacionais, tanto entre seus países-membro quanto nas demais nações. Também é fato que sistemas educacionais com bom desempenho neste exame transformaram-se em modelos de políticas e práticas educacionais para outros países. Por exemplo, o constante êxito dos adolescentes finlandeses no PISA tem mantido o sistema educacional deste país no centro das atenções mundiais há alguns anos. Este artigo apresenta algumas observações críticas relacionadas à politização dos resultados do PISA, sob um ponto de vista finlandês. Ilustrando com exemplos do próprio sistema educacional finlandês, além de avaliações qualitativas, nosso argumento é que o sistema educacional da Finlândia desenvolveu-se em local e época muito particulares, por meio de processos políticos que não podem ser replicados em outros contextos.

Palavras-chave : PISA; Finlândia; Empréstimo de políticas na educação.

        · resumo em Português     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )