SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 special issueLarge-scale assessment: debate systematizationIndividual constructions: institution, modalities, time and socialisation effects author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Pesquisa

Print version ISSN 1517-9702On-line version ISSN 1678-4634

Abstract

SETTON, Maria da Graça Jacintho  and  MARTUCCELLI, Danilo. A escola: entre o reconhecimento, o mérito e a excelência. Educ. Pesqui. [online]. 2015, vol.41, n.spe, pp.1385-1391. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/S1517-9702201508148051.

O objetivo desta apresentação é evocar as principais justificativas, ganhos teóricos e empíricos de investigações que têm como base noções como excelência, mérito e reconhecimento. Há muito a pesquisa educacional vem se debruçando sobre os mecanismos objetivos e simbólicos que contribuem para a manutenção das desigualdades sociais frente aos processos educativos. Contudo, ainda que muito precise ser feito para minimizarmos as barreiras de ordem estrutural, a sociologia da educação contemporânea se vê diante de uma problemática mais difusa e por vezes consensual acerca do mérito e da excelência individual. Para muitos, as oportunidades educativas já estão bem encaminhadas, e agora seria tarefa dos indivíduos traçarem seus próprios destinos. Mal-estar na civilização que apostou seu futuro na escola; cobranças e pressões institucionais e pessoais permeiam todos os processos educativos à custa de enganos e desenganos. Mas como desvelar essa difícil trama? Na tentativa de colaborar com as reflexões da área, convidamos alguns pesquisadores que vêm acumulando conhecimentos que interessam aos desafios da escolarização atual. Temos confiança de que este material inédito trará uma contribuição para os que se interessam sobre o tema.

Keywords : Escolarização; Mérito; Excelência; Reconhecimento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )