SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 special issueIndividual constructions: institution, modalities, time and socialisation effectsSchool culture and the celebration of excellence: mapping distinctions in Portugal author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Pesquisa

Print version ISSN 1517-9702On-line version ISSN 1678-4634

Abstract

SETTON, Maria da Graça Jacintho. A escolha e o reconhecimento pela educação: o caso de Antônio. Educ. Pesqui. [online]. 2015, vol.41, n.spe, pp.1405-1418. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/S1517-9702201508141720.

O artigo sistematiza ganhos teóricos e metodológicos do uso da noção híbridas disposições de habitus a partir de um estudo de caso. Para desenvolver o argumento, considera primeiramente que a escolha pelo projeto escolar, em função da conquista de um reconhecimento social, pode auxiliar na explanação do princípio hierárquico da construção de um híbrido sistema orientador de conduta. A análise permite observar que o biografado pouco a pouco traça sua singularidade fundindo disposições variadas, entre elas a submissão moral proveniente do trabalho braçal, bem como disposições intelectuais e cognitivas provenientes da escola. Injunções históricas e específicas chances de escolarização foram capturadas e apropriadas por ele num jogo e uso singulares do saber difuso disponibilizado pela frequência a vários círculos sociais. Apontando aspectos do comportamento em várias dimensões de sua vida, como práticas éticas, estéticas, religiosas e profissionais, é possível considerar uma articulação singular de disposições de cultura. Por fim, a reflexão permite identificar as relações indissociáveis entre contexto socializador e processos de individuação, na medida em que condições de socialização específicas são capazes de instrumentalizar a composição singular dos indivíduos.

Keywords : Socialização; Individuação; Disposições híbridas de habitus..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )