SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número especialTrajetórias truncadas, trabalho e futuro: jovens fora de série na escola pública de ensino médioUna revolución neoliberal: la política educacional en Chile desde la dictadura militar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Pesquisa

versão impressa ISSN 1517-9702versão On-line ISSN 1678-4634

Resumo

ALVES, Maria Zenaide  e  DAYRELL, Juarez Tarcísio. Transnacionalismo, juventude rural e a busca de reconhecimento. Educ. Pesqui. [online]. 2015, vol.41, n.spe, pp.1455-1471. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/S1517-9702201508143396.

Este texto trata de uma parcela da juventude brasileira contemporânea que tem vivenciado singularidades no processo de transição para a vida adulta ocasionadas pelas migrações internacionais. São jovens moradores de um município rural marcado pelo transnacionalismo. Nosso objetivo é problematizar a condição juvenil nesse contexto, buscando evidenciar os elementos empíricos do transnacionalismo e sua influência na vida dos jovens, na transição para a vida adulta e na busca de reconhecimento. Os dados utilizados na análise são resultados de um estudo com jovens de famílias transnacionais, aqui identificados como filhos da migração. O estudo foi desenvolvido entre 2009 e 2013 por meio de uma etnografia, utilizando como principais formas de coleta de dados a observação direta e participante. A pesquisa de campo foi desenvolvida durante oito meses, em um município rural da região mineira de Governador Valadares, quando também foram aplicados questionários e entrevistas individuais e coletivas. Os resultados apresentados neste artigo evidenciam: as principais características do transnacionalismo nesse local de origem das migrações internacionais; aspectos da condição juvenil, das famílias transnacionais, da transição para a vida adulta e a busca dos jovens por ser alguém na vida, compreendida como expressão da busca por reconhecimento.

Palavras-chave : Juventude rural; Transnacionalismo; Reconhecimento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )