SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número1O papel do tutor virtual na formação de professores dos anos iniciais na modalidade a distância: a matemática em focoProjeto Fénix: o que pensam os alunos sobre os fatores que promovem as suas aprendizagens? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Pesquisa

versão impressa ISSN 1517-9702versão On-line ISSN 1678-4634

Resumo

SOUZA, Simone de; FRANCO, Valdeni S.  e  COSTA, Maria Luisa F.. Educação a distância na ótica discente. Educ. Pesqui. [online]. 2016, vol.42, n.1, pp.99-114. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1517-9702201603133875.

Este artigo apresenta parte das reflexões desenvolvidas durante uma pesquisa de doutorado que buscou respostas à questão: o que revelam os discursos de estudantes veteranos dos cursos de licenciatura em física e em pedagogia da Universidade Estadual de Maringá, Paraná, a respeito da modalidade de educação a distância e, mais especificamente, dos elementos constitutivos de cada curso? Para tanto, vinte e seis acadêmicos concederam entrevistas, que foram gravadas em áudio, transcritas e compreendidas segundo a teoria da Análise do Discurso de linha francesa, o que permitiu desvelar os sentidos que emanaram dos dizeres dos participantes da pesquisa, sem pretensão de generalizações. O objetivo foi compreender os discursos de estudantes quanto às suas experiências pessoais em cursos de graduação, na modalidade a distância, nos âmbitos estrutural, organizacional e pedagógico. Do resultado das análises, destacaram-se: a forte influência das imagens construídas ao longo da história pela escolarização na modalidade presencial; a facilidade de acesso ao ensino superior via educação a distância (EaD) e sua adequação às condições de vida dos alunos; a preferência dos estudantes pelo livro impresso e pelas videoaulas como suportes à aprendizagem; as resistências, as falhas técnicas e o uso limitado das tecnologias de informação e comunicação (TIC) como mediadores do processo de ensino e de aprendizagem; a presença de fragilidades no processo de comunicação entre tutores e alunos.

Palavras-chave : Educação a distância; Análise do discurso; Estudantes de física; Estudantes de pedagogia.

        · resumo em Português     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )