SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número2Escola, ensino médio e juventude: a massificação de um sistema e a busca de sentidoRendimiento académico e interacción sociocognitiva de estudiantes en un entorno virtual índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Pesquisa

versión impresa ISSN 1517-9702versión On-line ISSN 1678-4634

Resumen

TOFFOLI, Sônia Ferreira Lopes; ANDRADE, Dalton Francisco de; BORNIA, Antonio Cezar  y  QUEVEDO-CAMARGO, Gladys. Avaliação com itens abertos: validade, confiabilidade, comparabilidade e justiça. Educ. Pesqui. [online]. 2016, vol.42, n.2, pp.343-358. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/S1517-9702201606135887.

As avaliações em larga escala, dependendo da área na qual estão sendo aplicadas, são responsáveis por orientar decisões importantes. Nos exames educacionais, os objetivos podem estar direcionados para as diferenças individuais, monitorando o desempenho dos estudantes em diversas situações, como também para a apreciação de programas ou de projetos educacionais, subsidiando ou justificando alguma ação na esfera política. A validade das medidas e suas interpretações são de suma importância, com consequências que podem afetar a população envolvida e até mesmo a sociedade. As questões consideradas fundamentais para uma avaliação em larga escala eficiente consistem em validade, confiabilidade, comparabilidade e justiça. Esses termos devem ser considerados sempre que decisões de valores são tomadas com base nas avaliações. São feitas considerações sobre os conceitos de validade e de confiabilidade e a relação existente entre eles. A comparação entre avaliações com itens abertos consiste atualmente em uma das questões de maior preocupação para os especialistas, fato esse provocado pela intensificação da utilização de matrizes comuns de referência desenvolvidas para orientar os currículos em todos os níveis de ensino em diversas nações. Discute-se também a justiça nas avaliações, que está relacionada com a igualdade de condições a todos os seus participantes. Uma avaliação de qualidade deve permitir às pessoas oportunidades de respostas que assegurem inferências corretas sobre seu desempenho em relação ao construto medido. O objetivo deste trabalho é descrever as principais teorias presentes nas avaliações em larga escala, fornecendo subsídios para uma correta interpretação dos conceitos envolvidos em seus processos.

Palabras clave : Avaliação em larga escala; Validade; Confiabilidade; Comparabilidade; Justiça.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )