SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número2Educação do corpo e higiene escolar na imprensa do Rio de Janeiro (1930-1939)A educação em sexualidade na escola itinerante do MST: percepções dos(as) educandos(as) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Pesquisa

versão impressa ISSN 1517-9702versão On-line ISSN 1678-4634

Resumo

LEAL, Telma Ferraz; BRANDAO, Ana Carolina Perrusi  e  SILVA, Leila Nascimento da. Tensões sobre o ensino da língua portuguesa: interfaces entre gênero e análise linguística. Educ. Pesqui. [online]. 2016, vol.42, n.2, pp.427-442. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/S1517-9702201606144985.

Neste artigo, com base na análise da prática de duas docentes, buscamos problematizar o ensino da Língua Portuguesa, com foco nas interfaces entre o trabalho com gêneros discursivos e o eixo de análise linguística. Buscou-se identificar conhecimentos de análise linguística abordados em duas turmas do 2º ciclo do Ensino Fundamental. Foram analisadas 22 aulas de duas professoras (11 aulas de cada) que estavam desenvolvendo uma sequência didática envolvendo cartas de leitores. Quatro tipos de situações didáticas foram identificados quanto às atividades de reflexão sobre o gênero: 1) conceituação do gênero / identificação de exemplares do gênero; 2) reflexões sobre aspectos sociodiscursivos relativos ao gênero (finalidade, destinatários, espaço de circulação), de maneira geral e/ou em atividades de leitura / produção de textos do gênero em foco; 3) reflexões sobre a forma composicional do gênero carta do leitor, de maneira geral e/ou em atividades de leitura / produção de textos do gênero em foco; e 4) reflexões sobre o uso de recursos linguísticos e aspectos normativos da língua. Houve baixa frequência de reflexões sobre os recursos linguísticos comuns ao gênero trabalhado. A menor frequência de tais reflexões ao longo da sequência encaminhada sinalizou dificuldades das docentes em promover situações didáticas que ajudassem os alunos a pensar a respeito do uso desses recursos nas cartas do leitor que liam e escreviam com seus alunos. As docentes tinham dificuldades de construir um modelo didático do gênero que contemplasse aspectos gramaticais comuns às cartas de leitores.

Palavras-chave : Ensino; Gêneros discursivos; Análise linguística.

        · resumo em Português     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )