SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número2O ensino do design de moda: o uso da moulage como ferramenta pedagógicaPlano educacional para uma biblioteca infantojuvenil: projetando ações e mediações índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Pesquisa

versão impressa ISSN 1517-9702versão On-line ISSN 1678-4634

Resumo

MORI, Rafael Cava  e  CURVELO, Antonio Aprigio da Silva. O pensamento de Dermeval Saviani e a educação em museus de ciências. Educ. Pesqui. [online]. 2016, vol.42, n.2, pp.491-506. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/S1517-9702201604144612.

Este trabalho procura realizar um diálogo entre o pensamento do filósofo e educador brasileiro Dermeval Saviani e os estudos sobre a educação em museus e centros de ciências. Primeiramente, investigamos o desenvolvimento histórico dessas instituições para, em seguida, analisarmos, nas obras de Saviani, menções às formas não escolares de educação. A partir dos textos do educador brasileiro, e considerando os diferentes sentidos que a literatura confere às expressões educação informal e educação não formal, propõe-se que as modalidades de educação sejam situadas entre as categorias sistematizada / assistemática e escolar / não escolar. Assim, compreendendo-se a educação museal como uma modalidade de educação não escolar que vem se sistematizando, e a especificidade dos museus frente aos conceitos de conhecimento e cultura, são comentadas algumas possibilidades para que tais instituições colaborem para a democratização do saber, complementando e valorizando a educação científica escolar. Em acordo com a concepção crítica de Saviani, considera-se que os museus e centros de ciências, no estabelecimento de ações educativas, possam contribuir para a elevação da qualidade do ensino de ciências, estabelecendo uma relação comunicativa entre os saberes museais e os saberes escolares. Dessa maneira, não se dissolvem nem a especificidade da instituição museal enquanto guardiã do patrimônio da humanidade, nem a especificidade da escola enquanto transmissora da cultura para as novas gerações.

Palavras-chave : Dermeval Saviani; Educação em museus; Pedagogia histórico-crítica; Educação em ciências.

        · resumo em Português     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )