SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue4Free time and its uses by 12- to 16-year-old adolescents in SpainMathematics recent graduates who are no longer teachers: reflections on teaching condition and profession author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Pesquisa

Print version ISSN 1517-9702On-line version ISSN 1678-4634

Abstract

CARVALHO, Rosângela Tenório de. O ritual da lição na pedagogia: o aspecto performativo . Educ. Pesqui. [online]. 2016, vol.42, n.4, pp.1045-1060. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/S1517-9702201612156011.

No campo da pedagogia, é recorrente tratar a lição como uma ferramenta para o ensino e a aprendizagem. Neste artigo, argumentamos que, para além desse aspecto, traduz-se em um dos rituais mais significativos do processo educacional por seu caráter performativo. Sob o pressuposto de que é no campo do discurso pedagógico que se dá a estabilização do ritual da lição, desenvolvemos uma investigação na qual analisamos essa prática educativa em seu aspecto ritualístico, ou seja, como ritual e um caminho investigativo que observa a importância de se compreenderem práticas discursivas escolares atuais com foco em práticas discursivas, produzidas no contexto da modernidade. Elegemos um corpus de análise advindo de duas discursividades: a pedagogia jesuítica e a pedagogia moderna, de grande impacto no discurso educacional do século XX, em seus textos Ratio Studiorum, da Companhia de Jesus (1599-2009), e Primeiras lições de coisas, de N. Calkins, adaptação de Rui Barbosa (1861-1886). Nesses textos, analisados como discursos, deu-se visibilidade ao ritual da lição em seu aspecto performativo, ou seja, naquilo que marca posições, gestos e comportamentos. A análise indica uma regularidade que se mantém no que se refere aos enunciados reitores desses aspectos ritualísticos, um dos primeiros aspectos sagrados oriundos do discurso religioso cristão. Outro aspecto nessas discursividades é a função ritualística na produção do discurso da verdade.

Keywords : Lição; Ritual; Ratio Studiorum; Lições de Coisas; Ação performática.

        · abstract in Portuguese     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )