SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue4Mathematics recent graduates who are no longer teachers: reflections on teaching condition and professionThe emergence of singularity in a didactic scene of a geometry class author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Pesquisa

Print version ISSN 1517-9702On-line version ISSN 1678-4634

Abstract

MATOS, Doris Cristina Vicente da Silva  and  PERMISAN, Cristina Goenechea. Educação intercultural e formação de professores em contexto espanhol para alunos imigrantes. Educ. Pesqui. [online]. 2016, vol.42, n.4, pp.1093-1108. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/S1517-9702201612162742.

Este trabalho convida à discussão sobre a relação entre a educação intercultural e a formação de professores em contexto multicultural e multilíngue. Partimos do fenômeno das migrações, que tem ocupado lugar de destaque no cenário mundial e, do mosaico cultural decorrente desse fenômeno, surgem conflitos de ordem política, ideológica, religiosa, étnica, cultural, dentre outros. Investigamos o papel da escola e dos professores em meio ao cenário estabelecido e temos como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa realizada em contexto espanhol, com professores que recebem alunos imigrantes que, em sua maioria, não sabem o idioma local e precisam aprendê-lo para integrar-se ao ambiente escolar, assim como à sociedade em que estão inseridos. Para tanto, a metodologia utilizada seguiu os princípios da pesquisa mista, utilizando as abordagens qualitativa e quantitativa, de paradigma interpretativista, para a análise dos dados obtidos por meio de questionários e transcrições de reuniões dos grupos de discussão. A coleta foi realizada com professores que atuam nas Aulas Temporales de Adaptación Lingüística (ATAL) situadas na provincia de Cádis, dentro da comunidade autônoma da Andaluzia, na Espanha. Os resultados evidenciaram a demanda, por parte dos professores, darealização de ações pedagógicas orientadas para a formação com base na educação intercultural, indicando que as discussões sobre essa temática são importantes para a construção de uma escola que promova e entenda o encontro com o outro como parte das relações interculturais.

Keywords : Educação intercultural; Formação de professores; Contextos multilíngues; Imigração; Adaptação linguística.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )