SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número1Formação docente: percepções de professores ingressantes na rede municipal de ensino do Rio de JaneiroQualidade da formação de pedagogos na perspectiva da oferta do Parfor Presencial índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Pesquisa

versión impresa ISSN 1517-9702versión On-line ISSN 1678-4634

Resumen

NUNES, Claudio Pinto  y  OLIVEIRA, Dalila Andrade. Trabalho, carreira, desenvolvimento docente e mudança na prática educativa. Educ. Pesqui. [online]. 2017, vol.43, n.1, pp.65-80. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/S1517-9702201604145487.

O artigo propõe-se a discutir algumas questões encontradas na literatura recente sobre a profissão docente, nas condições de trabalho do professor, no desenvolvimento profissional, na carreira e na mudança na prática educativa. Esses pontos são tomados como basilares para a análise da melhoria e da mudança na escola, tanto no que diz respeito à melhoria da qualidade da aprendizagem pelos estudantes da educação básica quanto em relação aos aspectos relevantes para o decorrente avanço social que tais estudantes possam apresentar em face daquilo que aprenderam na educação básica. O texto defende uma maior articulação entre políticas públicas educacionais e trabalho docente, de modo que o professor não seja responsabilizado pelo fracasso ou sucesso da aprendizagem dos estudantes. Tal defesa decorre do entendimento de que as mudanças por que vêm passando as sociedades fazem com que haja a necessidade de uma escola cada vez mais atenta para as demandas de seu tempo, com desenvolvimento profissional do professor e com qualidade das condições de exercício da docência.

Palabras clave : Profissão docente; Condições de trabalho do professor; Desenvolvimento profissional docente; Carreira docente; Prática docente.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )