SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número1Cenas do cotidiano na educação infantil: desafios da integração entre cuidado e educaçãoRepresentações em disputa sobre a educação da criança pela família (Província do Paraná, 1853-1889) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Pesquisa

versión impresa ISSN 1517-9702versión On-line ISSN 1678-4634

Resumen

TOLEDO, Maria Leonor Pio Borges de. Pátios de escolas de educação infantil: entre o exposto e o escondido, marcas e vestígios. Educ. Pesqui. [online]. 2017, vol.43, n.1, pp.177-198. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/S1517-9702201611150588.

Este artigo apresenta uma tese sobre pátios de escolas públicas de educação infantil no estado do Rio de Janeiro. Diante do desafio de ampliar a cobertura e aumentar a qualidade do atendimento, os espaços foram analisados comparativamente, considerando não apenas o aparente e o exposto de suas características físicas, mas também os vestígios que falam de quem circula e como circula por eles. Foram objetivos: conhecer as características físicas dos pátios e a multiplicidade de aspectos presentes, articulando-os às concepções de infância, conhecimento e relação entre ser humano e natureza; conhecer como os pátios são usados pelas crianças e pelos adultos; e delinear os aspectos de aproximação e distanciamento entre as situações dos pátios e os documentos orientadores brasileiros. A estratégia metodológica da tese, inspirada na figura do colecionador benjaminiano no sentido epistemológico, propôs a composição de uma coleção de fotografias dos pátios de escolas exclusivas de educação infantil da rede pública de municípios da região metropolitana e capital do estado do Rio de Janeiro, totalizando oito municípios e nove escolas. Tomando a singularidade como possibilidade de compreensão da totalidade, as fotos evidenciam a situação da educação infantil no estado do Rio de Janeiro. As análises desvincularam as escolas de seus contextos, tomando-as como peças da coleção, e delinearam aspectos de aproximação e distanciamento entre os pátios e os documentos orientadores.

Palabras clave : Educação infantil; Espaços; Pátios.

        · resumen en Portugués     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )