SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue1Competing Representations about how Families Educate Children (Province of Paraná, 1853-1889)Decentralization of Deaf Education in Brazil and its Developments in the State of Espírito Santo (Brazil) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Pesquisa

Print version ISSN 1517-9702On-line version ISSN 1678-4634

Abstract

SANTOS, Angela Nediane dos; COELHO, Orquídea Manuela Braga e Soares  and  KLEIN, Madalena. Educação de surdos no Brasil e Portugal:políticas de reconhecimento linguístico, bilinguismo e formação docente. Educ. Pesqui. [online]. 2017, vol.43, n.1, pp.215-228. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/S1517-9702201608148639.

Este artigo analisa as políticas de educação de surdos produzidas no Brasil e em Portugal, nos últimos anos, no que refere ao reconhecimento das línguas gestuais/de sinais, às proposições para a educação para surdos, bem como à formação de professores para atuarem com alunos surdos. Nesse sentido, realiza-se uma análise dos processos de produção dos textos legais e das suas relações com outros documentos, bem como dos processos da sua implementação/interpretação. Destacam-se nesta análise o Decreto Federal brasileiro nº 5.626/2005 e o Decreto-Lei português nº 3 de 7 de janeiro de 2008. Em muitos aspectos Portugal e Brasil se assemelham, como, por exemplo, no reconhecimento, sem a oficialização, das suas línguas gestuais/de sinais (LGP e Libras, respectivamente). No entanto, há outros aspectos em que se distinguem, como por exemplo o fato de em Portugal estar mais explícita a influência da União Europeia nas suas decisões políticas, bem como nas decisões e ações do movimento associativo surdo. Conclui-se que as políticas de educação de surdos em ambos os países são resultado das negociações entre, por um lado, as lutas travadas pelos movimentos surdos, e, por outro, a emergência de políticas inclusivas. Torna-se evidente que a luta dos movimentos surdos precisou negociar os seus significados para ser assumida como política pública, e isso ocorreu em um contexto de implementação da política inclusiva.

Keywords : Educação de surdos; Políticas educativas; Inclusão; Formação de professores; Línguas gestuais/de sinais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )