SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue2The teaching of literature: towards a consolidation of the fieldArgumentation in classroom and its metacognitive potential as a way to an STS approach to teaching chemistry: an analytical proposal author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Pesquisa

Print version ISSN 1517-9702On-line version ISSN 1678-4634

Abstract

PEREIRA, Íris Susana Pires. O princípio de prática situada na aprendizagem da literacia: a perspectiva dos alunos. Educ. Pesqui. [online]. 2017, vol.43, n.2, pp.393-410.  Epub Feb 10, 2017. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/S1517-9702201702153387.

O artigo resulta de uma investigação realizada no âmbito de uma iniciativa governamental destinada a melhorar os níveis de literacia nas séries iniciais do ensino fundamental em Portugal. A investigadora estudou as representações dos alunos sobre essa experiência por meio da realização de entrevistas em grupo. Este artigo analisa os dados referentes às representações dos alunos sobre uma das dimensões pedagógicas centrais da aprendizagem da literacia, nomeadamente a constituída pela prática situada. A análise qualitativa revela representações muito positivas sobre a prática que situou a aprendizagem, tendo os alunos expressado opiniões e sentimentos extremamente favoráveis sobre a prática de aprendizagem de literacia que experimentaram. A análise dos dados desvelou ainda que o contexto que situou a aprendizagem foi ativo, lúdico, colaborativo e mediado pelas TIC. Esses resultados fundamentam, do ponto de vista único dos próprios aprendentes, uma redefinição do entendimento atual do princípio da prática situada da literacia nas séries iniciais do ensino fundamental, no sentido do reconhecimento da centralidade da ludicidade nessa aprendizagem.

Keywords : Literacia; Pedagogia; Prática situada; Entrevista em grupo; Ludicidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )