SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número2Evolução do perfil didático-pedagógico do professor-engenheiroContribuições de Georges Snyders para a pedagogia universitária índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Pesquisa

versão impressa ISSN 1517-9702versão On-line ISSN 1678-4634

Resumo

CRUZ, Giseli Barreto da  e  MAGALHAES, Priscila Andrade. O ensino de didática e a atuação do professor formador na visão de licenciandos de educação artística. Educ. Pesqui. [online]. 2017, vol.43, n.2, pp.483-498.  Epub 23-Jan-2017. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/S1517-9702201701156893.

Este artigo decorre de um estudo com 52 estudantes de um curso de licenciatura em educação artística, que teve por objetivo analisar a aprendizagem da docência construída no contexto das disciplinas de didática, considerando o que se ensina, como se ensina e a influência do professor formador a partir do que ele próprio faz para ensinar. A opção por investigar esse curso se justifica porque a sua estrutura curricular, na instituição de ensino superior (IES) pesquisada, ainda se ancora na didática de cunho tecnicista, desafiando os formadores de professores que trabalham com a formação em didática na perspectiva crítica. Para a obtenção dos dados, foi utilizado um questionário, aplicado aos estudantes, conjugado com a realização de grupo de discussão. Teoricamente, a pesquisa se desenvolveu a partir da compreensão de que o ato de ensinar envolve a ação especializada do professor para promover a aprendizagem de seus alunos. Porque a ação é especializada, aquele que a realiza necessita mobilizar saberes específicos, reconhecidos academicamente como base de conhecimento profissional docente. As análises evidenciam que o objeto da didática é nuclear no ensino, mas a abordagem de metodologias sem resvalar para a perspectiva tecnicista ainda é o principal desafio do formador; o estágio é reconhecido como potente espaço/tempo de formação em didática; e a influência do formador no processo de constituição profissional docente é relevada.

Palavras-chave : Ensino de didática; Professor formador; Aprendizagem da docência; Formação de professores.

        · resumo em Português     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf )