SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número3Inclusão de mulheres camponesas na universidade: entre sonhos, desafios e lutasEscrita e leitura de diários na formação de professoras para escolas rurais em Minas Gerais (1948-1974)I índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Pesquisa

versão impressa ISSN 1517-9702versão On-line ISSN 1678-4634

Resumo

CONTE, Isaura Isabel  e  RIBEIRO, Marlene. Escola do campo: relação entre conhecimentos, saberes e culturas. Educ. Pesqui. [online]. 2017, vol.43, n.3, pp.847-862. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/S1517-9702201707160785.

Este artigo trata da relação entre os conhecimentos programáticos com os saberes acumulados nas práticas de trabalho e as culturas de comunidades camponesas, no ensino realizado pela Escola José de Lima Barros, no município de Nossa Senhora do Livramento/MT. Busca evidenciar a maneira como se dá o entrelaçamento dos diversos saberes, culturas e conhecimentos, considerando a especificidade da educação do campo. Tem por base a pesquisa realizada durante o desenvolvimento de estágio pós-doutoral e como metodologia adota a observação participante, envolvendo diretamente seis educandos do ensino médio e quatro docentes, entre estes, o coordenador pedagógico e a diretora. Observações efetuadas na escola foram registradas em diário de campo. Fazendo parte das observações dos sujeitos, as entrevistas gravadas e transcritas seguiram um roteiro semiestruturado de questões. Mesmo considerando as contradições próprias da sociedade capitalista, destaca-se que a educação efetuada nessa escola do campo consegue relacionar os conteúdos próprios das áreas de conhecimento com as culturas e as experiências de vida e de trabalho das comunidades onde vivem os sujeitos pesquisados. Pertencer ao campo remete ao universo de trabalho, de devoção religiosa e de festa/confraternização das famílias, daí a necessidade de a educação do campo estar articulada a essas referências.

Palavras-chave : Ensino; Culturas; Conhecimentos; Escola do campo.

        · resumo em Português     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )