SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número4A importância da discussão sobre a noção de sujeito: Foucault, Sartre, Merleau-PontyLos desafíos de la evaluación por competencias en el ámbito educativo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Pesquisa

versão impressa ISSN 1517-9702versão On-line ISSN 1678-4634

Resumo

ZANCHETTA JUNIOR, Juvenal. O difícil diálogo entre escola e mídia. Educ. Pesqui. [online]. 2017, vol.43, n.4, pp.00-00.  Epub 10-Jul-2017. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/S1678-4634201702149418.

Desde a década de 1930, quando o Estado Novo organiza a escola básica e superior no país, e também momento em que se esboça o modo como os meios de comunicação de massa viriam a tratar do tema da educação, escola formal e mídia sempre percorreram caminhos distintos, embora a finalidade educativa faça parte determinante do estatuto das duas instituições. Nesta pesquisa, investigamos os motivos que levaram a essa característica, principalmente no que diz respeito à escola secundária. Entre as principais razões para o distanciamento está o isolamento da escola secundária em relação à mídia, resultante da legislação regulatória e das tendências pedagógicas para a ação escolar. As principais referências para a análise foram a legislação e orientações curriculares federais para a escola secundária (1930-2016), os livros didáticos voltados para a disciplina de português (1970-2016), e a Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (1940-1970). Entre as constatações mais gerais estão a secundarização da estratégia de aproximar escola e mídia por meio da franca opção por veículos e projetos próprios do Estado (tendência determinante desde a década de 1930); e a crescente exposição de textos midiáticos no cotidiano das ações pedagógicas a partir dos anos 1970, mas com predomínio de atividades voltadas ao atendimento do currículo regular, distantes da avaliação do contexto midiático.

Palavras-chave : Educação formal; Escola; Mídia; Meios de comunicação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )