SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número4Crisis económica y profesionalización en el campo de la educación ambiental: comparativa 2007-2013 en GaliciaProcessos tradutórios na pesquisa em educação: o Projeto Escrileituras índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Pesquisa

versión impresa ISSN 1517-9702versión On-line ISSN 1678-4634

Resumen

MORAES, Caroline da Luz  y  SPINDOLA, Luisa Kaufman. O currículo de história na reforma da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Educ. Pesqui. [online]. 2017, vol.43, n.4, pp.00-00.  Epub 10-Feb-2017. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/S1517-9702201702149008.

A proposta desse artigo é apresentar duas pesquisas que investigaram as mudanças realizadas no currículo de história da rede municipal do Rio de Janeiro, empreendidas pela gestão que atuou na Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME/RJ) entre os anos de 2009 e 2013. Em busca da melhora da qualidade do ensino nas escolas, a SME/RJ iniciou uma reforma no currículo e no sistema de avaliação da rede, que incluiu a elaboração de Orientações curriculares e de Cadernos pedagógicos, no caso da disciplina escolar história. A primeira pesquisa foi realizada no contexto de produção dos Cadernos pedagógicos, a partir da atuação dos professores formuladores no trabalho de elaboração desse material. A segunda pesquisa investiga as modificações da política curricular realizadas por professores de história da rede que atuam no contexto da prática. O objetivo deste artigo é estabelecer um diálogo entre essas pesquisas, uma vez que ambas utilizaram como principal referencial teórico-metodológico, o ciclo de políticas (BOWE; BALL; GOLD, 1992). Considerando a complexidade das esferas da política, foi constatado que, ao circular pelos contextos estudados, a reforma curricular não foi simplesmente recebida e incorporada, mas modificada pelos sujeitos envolvidos, que produziram sentidos diferentes no texto original da política.

Palabras clave : Currículo de história; Ciclo de políticas; Material didático de história.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )