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Educação e Pesquisa

versión impresa ISSN 1517-9702versión On-line ISSN 1678-4634

Resumen

VIDAL, Diana  y  RABELO, Rafaela. Gênero e história da educação: itinerários de Rebecca Rogers. Educ. Pesqui. [online]. 2018, vol.44, e44002001.  Epub 27-Mar-2018. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844002001.

Professora, desde 2006, de um dos mais prestigiados departamentos de educação franceses (Université Paris Descartes), Rebecca Rogers tem sua trajetória acadêmica marcada pelos estudos sobre mulheres e gênero, traçados sempre na relação com a história da educação. Nascida nos Estados Unidos da América, fez sua carreira na Europa, em particular na França. Cursou o doutorado na École des Hautes Études en Sciences Sociales, sob a orientação de Dominique Julia. Iniciou a atividade docente na University of Iwoa. Em 1994, obteve uma posição na Université de Strasbourg como maitre de conference. Em 2015, assumiu a presidência da International Standing Conference for the History of Education (ISCHE), sociedade científica internacional de maior relevância na área de história da educação. Sua formação e trânsito na arena educativa, bem como as escolhas teóricas e metodológicas são abordadas nesta entrevista, que se estende ainda sobre as relações tramadas com pesquisadoras brasileiras em projetos realizados nas Faculdades de Educação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP e Universidade de São Paulo. Os debates atuais sobre gênero emergentes na esfera pública na França e os desafios enfrentados pela investigação histórico-educativa, seja na dimensão de uma história transnacional da educação, seja na consolidação de um campo de pesquisa também emergem no discurso de Rebecca Rogers. Este rol de temáticas torna a entrevista densa em problematizações, abrindo um leque de interrogações que instigam o leitor na sua reflexão acerca do cenário político e acadêmico internacional.

Palabras clave : História da Educação; Gênero; Formação profissional; História transnacional; Biografia; International Standing Conference for the History of Education (ISCHE).

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