SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44The insertion of gender in early childhood education: the experience of Portugal - interview with Maria João CardonaAcademic Fraud by University Students in Colombia: How Chronic is the Illness? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Pesquisa

Print version ISSN 1517-9702On-line version ISSN 1678-4634

Abstract

INOUYE, Keika; ORLANDI, Fabiana de Souza; PAVARINI, Sofia Cristina Lost  and  PEDRAZZANI, Elisete Silva. Efeito da Universidade Aberta à Terceira Idade sobre a qualidade de vida do idoso. Educ. Pesqui. [online]. 2018, vol.44, e142931.  Epub Jan 31, 2018. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634201708142931.

A educação na velhice tem como finalidade promover conhecimentos que determinam redimensionamentos para o fomento da qualidade de vida a partir de pressupostos de interdisciplinaridade, participação social e promoção da saúde. Este estudo teve como objetivo avaliar o efeito do programa Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI) na qualidade de vida (QV) de alunos idosos. Para tanto, foram realizadas medidas antes e após a intervenção (no início e término do ano letivo) e comparações com os escores de um grupo que não frequentava a UATI. Os instrumentos usados para coleta de dados foram: Ficha de Caracterização do Participante, Critério de Classificação Econômica Brasil e Escala de Avaliação da Qualidade de Vida (QdV-DA). Todos os dados obtidos foram digitados em um banco no programa Statistical Program for Social Sciences para realização de análises estatísticas não paramétricas. Os dados mostraram que: (a) existe diferença entre os escores totais de QV de idosos alunos da UATI antes e após a intervenção (no início e término do ano letivo) e esta diferença é positiva (Z = - 4,541; p < 0,001); (b) após a participação na UATI, as percepções de QV são mais elevadas quando comparadas ao grupo de indivíduos que não participava do programa (χ2 = 7,448; df = 1; p = 0,006). Os resultados deste estudo apontaram que a participação na UATI é favorável para o fomento das percepções de QV.

Keywords : Qualidade de vida; Envelhecimento; Autoavaliação; Gerontologia; Educação.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )