SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44Internacionalização da pós-graduação no Brasil: lógica e mecanismosPolíticas de inclusão no ensino superior: avaliação do desempenho dos alunos baseado no Enade de 2012 a 2014 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Pesquisa

versión impresa ISSN 1517-9702versión On-line ISSN 1678-4634

Resumen

XAVIER, Allan Moreira  y  STEIL, Leonardo José. Quadrimestre ideal: dispositivo de controle de tempo no currículo da UFABC. Educ. Pesqui. [online]. 2018, vol.44, e161975.  Epub 31-Ene-2018. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634201708161975.

O currículo do bacharelado em ciência e tecnologia (BC&T) da Universidade Federal do ABC (UFABC) apresenta uma proposta flexível de formação superior. No entanto, a flexibilidade aventada pelo projeto pedagógico passa, quando de sua execução, por um conjunto de fatores limitadores cujo estabelecimento reaproxima a proposta ao currículo tradicional. Compreender como funcionam os agenciamentos nos quais está circunscrito o curso a partir da identificação de enunciados de controle do tempo é o principal objetivo deste artigo. Para tanto, realizou-se um levantamento arqueológico dos discursos, a partir de entrevistas semiestruturadas acerca da execução do projeto original e documentos oficiais, incluindo as revisões do projeto original, que balizam seu cumprimento. Os dispositivos de tempo se utilizam do estabelecimento de novos ritmos de controle, dentre os quais: a carga horária das unidades curriculares descritas por horas de trabalho pedagógico em sala de aula ou experimental e pelas horas necessárias para bom rendimento; o aumento do número de períodos anuais – três quadrimestres letivos –, ajustando o currículo às demandas de internacionalização; o desenho de matriz sugerida, distribuição temporal das unidades curriculares que compõem o curso, única e cartesiana em detrimento de propostas mais abertas e fluídas de composição e organização das trajetórias acadêmicas; e o estabelecimento do conceito de quadrimestre ideal, beneficiando academicamente alunos que causam menos distorções à proposta de execução enrijecida do currículo.

Palabras clave : Currículo; Tempo; Ensino superior; Disciplina; Flexibilidade curricular.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )