SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44Perception of future Portuguese teachers about female underrepresentation in scientific- -technological areas and careersLimits to the affiliation to academic life of lower classes of students in the context of university expansion author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Pesquisa

Print version ISSN 1517-9702On-line version ISSN 1678-4634

Abstract

SCREMIN, Greice  and  ISAIA, Silvia Maria de Aguiar. Pedagogias universitárias: as influências das diferentes áreas do conhecimento na atuação docente. Educ. Pesqui. [online]. 2018, vol.44, e177719.  Epub Oct 05, 2018. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844177719.

Este artigo tem o objetivo de discutir a influência das diferentes áreas do conhecimento na pedagogia universitária. A linha metodológica, de cunho qualitativo-narrativo, teve por base o corpus constituído pelas narrativas de 60 professores das diferentes áreas (de acordo com a classificação do CNPq), de uma universidade pública do interior do Rio Grande do Sul (Brasil). A análise das narrativas seguiu os princípios da Análise Textual Discursiva. Como resultado, a investigação permitiu a vivência de um espaço de formação de pesquisadores no contexto de um grupo de pesquisa, pois o fato de pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento fazerem parte desse grupo favoreceu a diversidade de formas de interpretação e de organização da análise dos achados da pesquisa. No que tange ao processo de interpretação dos achados, as categorias de análise construídas compreenderam: conhecimento específico como balizador da docência; rede de saberes da área profissional; docência em ação. Essas três categorias apresentaram-se permeadas por um núcleo fundante (supra-categoria), ao qual se denominou dimensão pessoal da docência, demarcando, assim, a atuação docente. Foi possível constatar que o conhecimento pedagógico se ajusta às diferentes áreas do conhecimento, tomando corpo como um conhecimento pedagógico específico. Isso acaba por afirmar e imprimir uma característica de estrutura epistemológica própria do conhecimento pedagógico.

Keywords : Pedagogias universitárias; Atuação docente; Áreas de conhecimento; Saber acadêmico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )