SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44Prevention of school violence: a literature reviewThe place of philosophy teaching in the technical education of Instituto Federal do Paraná author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Pesquisa

Print version ISSN 1517-9702On-line version ISSN 1678-4634

Abstract

CRUZ, Elisabete. Representações de alunos sobre a integração curricular das TIC no ensino básico. Educ. Pesqui. [online]. 2018, vol.44, e157951.  Epub Jan 31, 2018. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634201707157951.

Este artigo apresenta um recorte de uma investigação mais ampla, realizada no contexto de uma tese de doutoramento, cujo propósito é interrogar as potencialidades e os limites da implementação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como área de formação transdisciplinar. Trata-se de um estudo desenvolvido a partir de um enfoque qualitativo, compatível com a abordagem fenomenológica, que procurou captar o significado que um grupo de alunos do ensino básico atribuiu a uma experiência de ensino integrado, baseada no envolvimento de professores de diversas disciplinas escolares. Para tanto, analisou-se o conteúdo de entrevistas realizadas com alunos, nas quais figuram as suas representações sobre a experiência vivenciada e as suas ideias no âmbito da temática em causa, incluindo um conjunto de sugestões de melhoria para situações futuras. Conclui-se que, apesar da importância atribuída às TIC enquanto área de formação transdisciplinar, o modelo curricular de matriz disciplinar constitui um paradigma difícil de ser quebrado, inclusive por alunos, que não descartaram a possibilidade de se manter um espaço e um tempo específicos para a aprendizagem sobre tecnologias.

Keywords : TIC; Ensino integrado; Competências transversais; Alunos; Representações.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )