SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44School management and pedagogical leadership: a content analysis of the schools principals discourse in the Autonomous Community of Andalusia (Spain)Art teaching and development of visual reading: use of textile printing in high school author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Pesquisa

Print version ISSN 1517-9702On-line version ISSN 1678-4634

Abstract

LOBATO, Anderson Cezar  and  QUADROS, Ana Luiza de. Como se constitui o discurso de professores iniciantes em sala de aula. Educ. Pesqui. [online]. 2018, vol.44, e162258.  Epub Jan 31, 2018. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634201709162258.

Embora a escola esteja inserida em um contexto social dinâmico e envolto em tecnologias, muitos professores de ciências e de química da educação básica continuam seguindo o modelo de transmissão/recepção de informações. Com a intenção de analisar mudanças no discurso e no entendimento sobre o papel do professor em sala de aula, a partir da vivência em projeto de imersão na docência centrado no planejamento e desenvolvimento de aulas temáticas e na avaliação compartilhada das próprias aulas, desenvolvemos este trabalho. Para isso, analisamos as aulas de dois professores em formação inseridos nesse projeto. Usamos a filmagem das aulas e uma entrevista semiestruturada como instrumentos de coleta de dados. A análise se deu, principalmente, por meio do discurso usado pelos professores e pela capacidade de envolver os estudantes na dinâmica das aulas. Percebemos que o envolvimento com aulas temáticas foi importante para esses professores. Em adição, a avaliação compartilhada das aulas se mostrou fundamental para melhorar o entendimento sobre o papel do professor. Os dados encontrados nos levam a acreditar que essa melhora irá se refletir na prática, quando esses professores assumirem a docência.

Keywords : Formação de professores; Imersão na docência; Discurso em sala de aula; Ciências/química.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )