SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44Como se constitui o discurso de professores iniciantes em sala de aulaIsócrates, professor de philosophía índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Pesquisa

versión impresa ISSN 1517-9702versión On-line ISSN 1678-4634

Resumen

OKASAKI, Aymê  y  KANAMARU, Antonio Takao. Ensino da arte e desenvolvimento da leitura visual: uso da estamparia têxtil no ensino médio. Educ. Pesqui. [online]. 2018, vol.44, e162822.  Epub 31-Ene-2018. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634201711162822.

Trata-se de estudo baseado na importância do processo de leitura e análise de obras visuais artísticas e têxteis para o desenvolvimento integral do educando. Fundamentamos inicialmente nossos procedimentos a partir do quadro conceitual da autora Abigail Housen, que sustenta que o processo de leitura da linguagem visual pelo educando ocorre por meio de estágios básicos de desenvolvimento: narrativo, construtivo, classificatório, interpretativo e re-criativo, sendo que nesses dois últimos, podemos observar a aquisição e consolidação da leitura consciente pelo educando. Aliamos, em análise, a abordagem triangular da autora Ana Mae Barbosa, quanto à necessidade de contextualizar, fazer e apreciar a obra de arte. Mas, para aprofundamento de nossa observação do processo estético-artístico, analisamos leituras visuais realizadas por estudantes e educadores de ensino de artes e moda, entre 2014 e 2015, em comunidade escolar, a partir de estampas artísticas e têxteis, guiadas pela questão básica: “O que você vê na estampa?”. Observamos assim, a coerência dos estágios de desenvolvimento de Housen, bem como a necessidade de triangulação de Barbosa, mas destacamos a necessidade e a importância didático-pedagógica do desenvolvimento da leitura da imagem enquanto alfabetização visual, como meio para expressão, discussão e reflexão coletivas, processo fundamental para o desenvolvimento da aprendizagem estética e artística que, a nosso ver, possibilita a conscientização do educando quanto a si mesmo, ao outro e ao mundo – base para autonomia do pensamento e, assim, para o desenvolvimento do educando como sujeito crítico e cidadão, conforme novas literaturas indicam.

Palabras clave : Ensino da arte; Leitura de imagem; Apreciação estética; Estamparia têxtil; Abigail Housen.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )