SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44Monoculturalism in pedagogical practices along basic teacher education in La Araucanía, ChileWhat do the instruments of classroom observation reveal to us about mathematic classes in schools with improved trajectory? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Pesquisa

Print version ISSN 1517-9702On-line version ISSN 1678-4634

Abstract

FRANCA, Franciele Ferreira  and  SOUZA, Gizele de. Quem ensina também aprende : a formação pela prática de professores primários na província do Paraná. Educ. Pesqui. [online]. 2018, vol.44, e164704.  Epub Jan 31, 2018. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634201708164704.

Segundo a historiografia da educação brasileira, muitas foram as ações relacionadas aos modos de formar professores primários durante o período imperial. Desses estudos, a maioria se centra na formação de professores atrelada à instituição das escolas normais, entretanto, há uma parcela menor de trabalhos que se propõem a discutir outro aspecto da formação de professores ao longo do século XIX, mais especificamente, a forma como sujeitos que não frequentaram esse espaço institucional (a escola normal), constituíram-se docentes primários. O artigo que aqui se apresenta partilha dessa perspectiva, e volta o olhar para os modos de formação pela prática de professores primários no Paraná na segunda metade do século XIX, por compreender que esse tipo de formação marcou um período em que a instrução pública estava se consolidando em meio a ações, deliberações, dificuldades e tensões, na tentativa de melhorias de sua condição. A pesquisa valeu-se da consulta da legislação educacional do período e de documentos advindos dos sujeitos envolvidos com a instrução pública, naquele momento, disponíveis no acervo do Arquivo Público do Paraná. No cotejamento e análise das fontes, é possível afirmar, que a formação pela prática dos professores primários na província do Paraná se deu no decorrer do desenvolvimento do processo de constituição do magistério primário.

Keywords : Formação docente; Profissão docente; Século XIX; Província do Paraná.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )