SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44Democracia, inteligência e (boa) educação, na perspectiva de John DeweyAlfabetização científica, criança e espaços de educação não formal: diálogos possíveis índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Pesquisa

versión impresa ISSN 1517-9702versión On-line ISSN 1678-4634

Resumen

SPOSITO, Marilia Pontes; SOUZA, Raquel  y  SILVA, Fernanda Arantes e. A pesquisa sobre jovens no Brasil: traçando novos desafios a partir de dados quantitativos. Educ. Pesqui. [online]. 2018, vol.44, e170308.  Epub 31-Ene-2018. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634201712170308.

A partir de análise da Pesquisa Nacional por Amostra Domiciliar (PNAD), abrangendo dois períodos (2004 e 2014), este artigo explora mudanças e permanências na situação de jovens nos campos da educação, do trabalho e da vida familiar. Ao mesmo tempo, explicita como essas dimensões são experimentadas de modo variado por moças e rapazes e segundo clivagens como idade, raça/cor e renda familiar. É considerando esse exercício que se busca delinear, ainda que em caráter preliminar e exploratório, novos desafios para a pesquisa sobre a condição juvenil e os jovens brasileiros. Faz parte dessa agenda a compreensão sobre como as mudanças socioeconômicas experimentadas na última década, bem como sua recente inflexão, declinam na experiência da atual geração de jovens, seja em termos de um conjunto de novas expectativas, seja em desafios para satisfação de tais aspirações. Por outro lado, destaca-se a necessidade de uma perspectiva atenta à compreensão desses indivíduos em suas trajetórias, de seus modos de vida, dos desafios comuns que lhes são propostos e do modo como são por eles respondidos nesse momento do percurso de vida.

Palabras clave : Juventude; Mudança social; Educação; Trabalho; Vida familiar.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )