SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44Up-to-dateness of the pedagogical renewal in Community of Madrid: a study based on representative schoolsCinema, education, and contemporary imaginaries: hermeneutic studies on dystopia, nihilism, and affirmation in the films O som ao redor, The Turin Horse and Winter sleep author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Pesquisa

Print version ISSN 1517-9702On-line version ISSN 1678-4634

Abstract

NUNES, Mário Luiz Ferrari  and  NEIRA, Marcos Garcia. EU S/A: a identidade desejada na formação inicial em Educação Física. Educ. Pesqui. [online]. 2018, vol.44, e174633.  Epub Feb 20, 2018. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844174633.

A hegemonia da racionalidade neoliberal tem produzido novas formas de controle e regulação das populações. Enquanto instituição inserida nesse contexto, a universidade vem sendo capitulada pelas leis do mercado e chamada a operar a construção de certo tipo de sujeito afeito a um novo ethos de vida. A partir da noção de currículo como prática de significação que projeta e governa identidades, e compreendida como modalidade de investimento, como qualquer outra mercadoria ou bem de consumo, a formação superior não apenas determina em grande parte o que as pessoas devem fazer, mas, principalmente, quem são ou podem ser. Por conseguinte, especifica, também, o que elas não devem ser e os problemas que isso pode acarretar para quem não se alinhe aos seus ditames. Com base nesses pressupostos, neste artigo se examinam algumas das atividades presentes em um curso de formação inicial em Educação Física de uma Instituição de Ensino Superior privada que visam subjetivar seus sujeitos de modo a atender as referidas demandas. Para tanto, foram submetidos à análise cultural os textos escritos e orais coletados mediante observações seguidas de registros em diário de campo e compilação de mensagens eletrônicas encaminhadas à comunidade universitária, além das campanhas publicitárias e informações disponíveis no site institucional. Os resultados apontam que o modo de subjetivação colocado em circulação pelo currículo projeta a identidade do sujeito EU S/A.

Keywords : Currículo; Formação de professores; Educação física; Identidade.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )