SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44No es copia fiel. Procesos de estigmatización en la narrativa fotográfica de las coberturas mediáticasEstereótipos sociais na voz das crianças: uma análise de livros escolares do Ensino Básico português índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Pesquisa

versión impresa ISSN 1517-9702versión On-line ISSN 1678-4634

Resumen

SILVA, Marcos Antonio Batista da  y  AZEVEDO, Cleomar. Desigualdades educacionais e letramento. Educ. Pesqui. [online]. 2018, vol.44, e171299.  Epub 16-Mayo-2018. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844171299.

O objetivo deste estudo é revisar as produções científicas referentes a letramento que foram publicadas em artigos indexados em dois portais de periódicos, a saber: PePSIC e LILACS. A pesquisa bibliográfica foi realizada por meio de busca eletrônica das publicações científicas indexadas, em cujo título constasse o descritor letramento, e abrange os artigos publicados no Brasil no período de 1995 a 2015. Os dados subsidiaram a elaboração de planilhas que facilitaram a sistematização das informações coletadas da bibliografia sobre letramento por meio de busca eletrônica. A proposta foi apreender quais assuntos e áreas do conhecimento têm ocupado com maior frequência essas publicações. Desse modo, discutiu-se o conceito de letramento, desigualdades educacionais e relações étnico-raciais. Adotaram-se aportes teóricos de autores contemporâneos sobre a temática, além da perspectiva da hermenêutica de profundidade (HP), de Thompson, como referencial metodológico. Os resultados indicam que as revistas foram principalmente das áreas de Educação, Psicologia, Geriatria, Ciências da Nutrição e Nefrologia, dando ênfase aos seguintes assuntos sobre letramento: contexto escolar (crianças, jovens e docentes), educação inclusiva no ambiente educacional e fora dele (idosos), letramento em saúde (hospitais) e letramento digital. Porém, não houve foco para as desigualdades sociais, em particular as ligadas às relações étnico-raciais. Indica-se que futuros estudos sobre letramento possam ser mais amplos, especialmente no que concerne à população negra e indígena na sociedade brasileira.

Palabras clave : Letramento; Desigualdades educacionais; Relações étnico-raciais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )