SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44Estereótipos sociais na voz das crianças: uma análise de livros escolares do Ensino Básico portuguêsOs desafios e limites da inserção dos bolsistas do PIBIC – Ensino Médio no campo acadêmico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Pesquisa

versão impressa ISSN 1517-9702versão On-line ISSN 1678-4634

Resumo

VIZOLLI, Idemar; AIRES, Helena Quirino Porto  e  BARRETO, Mylena Gonçalves. A Pedagogia da Alternância presente nos Projetos Político-Pedagógicos das Escolas Famílias Agrícolas do Tocantins. Educ. Pesqui. [online]. 2018, vol.44, e166920.  Epub 18-Maio-2018. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844166920.

Este artigo resulta de um estudo mais amplo e tem como objetivo analisar as perspectivas de Pedagogia da Alternância que orientam os Projetos Político-Pedagógicos das Escolas Famílias Agrícolas (EFAs) de Porto Nacional e “Zé de Deus”, de Colinas do Tocantins, e verificar que instrumentos pedagógicos são indicados para o acompanhamento das atividades didático-pedagógicas no processo de efetivação da alternância. A Pedagogia da Alternância acontece em tempos/espaços alternados (escola-comunidade), com instrumentos didático-pedagógicos elaborados a partir da realidade da escola e de seus estudantes. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, com a abordagem qualitativa. Assim, foram realizados estudos bibliográficos que possibilitaram o aprofundamento do conhecimento acerca da Educação do Campo e da Pedagogia da Alternância, bem como a análise dos Projetos Político-Pedagógicos (PPPs) das EFAs supramencionadas. Os resultados indicam que as perspectivas de Pedagogia da Alternância que orientam os PPPs das respectivas EFAs apresentam características de práticas da Pedagogia da Alternância real ou integrativa, descrita por Silva; que elas utilizam como instrumentos didático-pedagógicos o plano de estudo, a folha de observação, o caderno da realidade, o serão de estudo, visitas e viagens de estudo e o caderno de acompanhamento. Tais instrumentos apresentam, em sua estrutura, elementos que dão suporte à formação integral dos jovens no movimento da alternância. A Pedagogia da Alternância é um processo em permanente construção e reconstrução que se constitui numa importante alternativa de atendimento à escolarização dos povos que vivem no e do campo.

Palavras-chave : Educação do campo; Escola Família Agrícola; Pedagogia da Alternância; Instrumentos didático-pedagógicos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )