SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44A recuperação intensiva no Estado de São Paulo: uma experiência com professoras de uma escola públicaReproduzir ou transformar? Análise sobre o papel do professor na manutenção/desconstrução de estigmas na escola índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Pesquisa

versão impressa ISSN 1517-9702versão On-line ISSN 1678-4634

Resumo

YONEZAWA, Fernando  e  SILVA, Fabio Hebert da. O paralelismo corpo-mente em Spinoza: notações (im)pertinentes para a educação. Educ. Pesqui. [online]. 2018, vol.44, e176074.  Epub 20-Jul-2018. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844176074.

Este trabalho objetiva extrair da teoria do paralelismo entre corpo e mente existente na filosofia spinozana algumas notas reflexivas e críticas para o campo da educação. Para tanto, a metodologia baseia-se em estudos conceituais focados nas partes II e III da obra Ética. Realizando um mapeamento de seis concepções que formariam o paralelismo psicofísico, este texto circunscreve críticas ao paradigma educacional dominante, bem como levanta algumas possibilidades de transformação. Trazendo, por exemplo, as concepções de que o objeto das ideias da mente são primeiramente as afecções do corpo e de que, ainda assim, o paralelismo preserva a autonomia entre os atributos pensamento e extensão, pretende-se aqui traçar a notação crítica de que um processo educacional só pode ser potente quando considera com igual importância a força do intelecto e a força da sensibilidade corporal. Deste modo, descobrir-se-á que as aprendizagens não mais se direcionarão no sentido de privilegiar ideias abstratas em detrimento do corpo, mas constituirão estudos voltados também aos afetos. Por fim, concluir-se-á que uma pedagogia capaz de compreender o paralelismo entre corpo e pensamento irá considerar a força de potencialização mútua existente entre os dois atributos, de maneira a conceber a alegria e a ampliação de realidades como seus intentos maiores.

Palavras-chave : Paralelismo corpo-mente; Spinoza; Educação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )