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Educação e Pesquisa

versão impressa ISSN 1517-9702versão On-line ISSN 1678-4634

Resumo

SILVA, Pâmela Migliorini Claudino da et al. Percepções, dificuldades e ações de professores frente às drogas na escola. Educ. Pesqui. [online]. 2018, vol.44, e182015.  Epub 06-Ago-2018. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844182015.

Objetivou-se avaliar a percepção dos professores de ensino médio sobre suas atitudes em relação à abordagem da temática do uso de álcool e outras drogas em seu trabalho. Trata se de um estudo qualitativo, através de perguntas semiestruturadas. Os participantes responderam a um questionário semiestruturado e os dados obtidos foram inseridos no software Atlas.ti, desenvolvendo-se uma análise de conteúdo do tipo temática. Produziram-se três categorias de análise: a compreensão dos professores a respeito de seu papel na discussão sobre substâncias psicoativas; dificuldades na abordagem sobre as substâncias psicoativas no âmbito do trabalho; ações e necessidades destinadas ao trabalho com a temática das substâncias psicoativas na escola. Alguns desses educadores, em sua percepção, não compreendem que discutir o tema álcool e drogas deva fazer parte de suas atribuições por não considerarem ser papel da escola. Os educadores percebem a necessidade de capacitação para trabalhar de forma interdisciplinar com a problemática, não apenas direcionada às suas próprias atuações, mas também em relação às redes de apoio e legislações sobre álcool e drogas. É necessário criar formas práticas de oferecimento de capacitações específicas sobre o uso de substâncias psicoativas aos gestores escolares e educadores, investir na implementação de espaços de discussão e reflexão dentro da escola entre docente e discentes e construir um trabalho em rede intersetorial, visando melhor enfrentamento da problemática em âmbito escolar.

Palavras-chave : Escola; Formação de professores; Trabalho docente; Drogas.

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