SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44O recenseamento escolar de 1920 na imprensa paulista: uma campanha cívica de combate ao analfabetismoA apropriação do espaço escolar pelo projeto pedagógico: o caso da Escola da Ponte (Portugal) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Pesquisa

versión impresa ISSN 1517-9702versión On-line ISSN 1678-4634

Resumen

PALOS, Ana Cristina. Desafios da investigação com crianças na formação de professores:contributos da sociologia da infância. Educ. Pesqui. [online]. 2018, vol.44, e182055.  Epub 15-Ago-2018. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844182055.

Em sintonia com um quadro teórico que se vem afirmando desde os anos 70 do século XX, a formação de professores, desenvolvida em diversos países, constrói-se em torno de estratégias formativas assentes em dinâmicas de investigação. A investigação com crianças, enquanto sujeitos de aprendizagem, tem ocupado um lugar privilegiado nesta estratégia formativa encetada na Universidade dos Açores, e, em algumas unidades curriculares, os quadros concetuais da Sociologia da Infância contribuem para que os formandos compreendam a alteridade infantil e incorporem esse conhecimento na ação pedagógica. No presente artigo, prioriza-se a descrição e a análise de situações reais, que envolveram formandos e formadores da universidade, como mote para discutir os desafios que podem ocorrer na relação que o investigador e as crianças constroem no decurso dos processos de investigação, refletindo alguns dos fatores relacionais e contextuais que podem complexificar esse processo. Entre os múltiplos desafios, destacam-se a forma como as imagens que a sociedade constrói sobre a infância podem condicionar a relação investigador-criança e os obstáculos que o desempenho do ofício de aluno criam à livre expressão da identidade das crianças; reflete-se, ainda, a forma como os adultos que, no contexto escolar, controlam o acesso do investigador aos contextos, podem condicionar o conhecimento que se pretende construir sobre as crianças. Conhecimento este que é desafiado permanentemente pela incompetência do adulto que desconhece manifestações das culturas infantis.

Palabras clave : Investigação com crianças; Sociologia da infância; Crianças; Professor investigador.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )