SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44Intercâmbio acadêmico: as dificuldades de adaptação e de readaptaçãoPreocupações com a educação physica: o ensino de práticas corporais nas escolas fluminenses (1836 - anos 1850) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Pesquisa

versão impressa ISSN 1517-9702versão On-line ISSN 1678-4634

Resumo

GOIS JUNIOR, Edivaldo  e  SOARES, Carmen Lucia. Os comunistas e as práticas de educação física dos jovens na década de 1930 no Rio de Janeiro. Educ. Pesqui. [online]. 2018, vol.44, e175380.  Epub 19-Set-2018. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844175380.

Este estudo buscou compreender como eram construídas as representações dos comunistas sobre a educação física dos jovens, em contraposição com outras vertentes políticas na década de 1930, principalmente no Rio de Janeiro. Embora as juventudes e seus agrupamentos tivessem diferentes objetivos e origens, nossa pesquisa pretendeu demonstrar que os grupos tutelados por movimentos políticos, como a juventude comunista, buscavam nas práticas de educação física, que comungavam e atraíam os interesses dessa população, legitimar seus objetivos através de sua crescente atuação em grupos de jovens atletas. Em termos metodológicos, realizamos uma pesquisa documental que teve como fontes principais jornais influenciados pelo movimento comunista e, em segundo plano, aqueles produzidos pelo movimento integralista. Utilizamos, ainda, reportagens da grande imprensa. Esse conjunto de fontes foi publicado, principalmente, no Rio de Janeiro, em cujos arquivos foram encontrados 36 documentos produzidos entre 1930 e 1937, os quais foram analisados a partir das categorias juventude e educação física. O estudo concluiu que, para os comunistas, as associações juvenis populares, promovidas pela prática de esportes amadores, seriam espaços propícios para o estabelecimento de vínculos entre a juventude comunista e os jovens atletas. Os comunistas perceberam as associações esportivas constituídas por grupos de jovens como espaços de disputa com os integralistas, uma vez que a luta ocorria também no campo cultural e não somente no político. Fomentar uma frente ampla, impactar a cultura juvenil, aproximar-se de outras experiências de juventude, como os grupos esportivos, era preparar a revolução tanto no aspecto cultural, como no político.

Palavras-chave : Juventude; Comunismo; História da educação; Educação física.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )