SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44La inserción profesional como experiencia subjetiva: el caso los profesores noveles en QuebecEscuela y acto didáctico en el pensamiento pedagógico de Gabriela Mistral: 1904-1925 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Pesquisa

versão impressa ISSN 1517-9702versão On-line ISSN 1678-4634

Resumo

COCK, Juliana Cristina Araujo do Nascimento et al. Operando com conceitos de Bourdieu: produtividade em pesquisa e hierarquias acadêmicas no campo da educação. Educ. Pesqui. [online]. 2018, vol.44, e178938.  Epub 05-Out-2018. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844178392.

O presente artigo é um estudo exploratório sobre o campo empírico da educação. A construção do objeto emergiu com o intuito de pôr em jogo coisas teóricas e operar com os conceitos de Pierre Bourdieu. O objeto da investigação são as universidades na composição das hierarquias acadêmico-científicas, o que se corporifica também no volume e na estrutura de capitais dos seus pesquisadores com bolsa de Produtividade em Pesquisa 1A (PQ-1A) e Produtividade Sênior (PQ-Sr) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O desenvolvimento ocorreu a partir de leituras de textos de referência e debate coletivo sobre a obra de Bourdieu intitulada Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico , principal referência utilizada neste artigo. Os dados empíricos foram produzidos a partir de informações constantes na Plataforma Lattes (CNPq) e suscitaram hipóteses sobre os processos de capitalização de forças internas e externas ao campo universitário para caracterizar as estratégias e estruturas de capitais que garantem (ou garantiram) posições de destaque nesse campo. Os níveis mais altos estão sendo considerados os topos hierárquicos aos quais os níveis anteriores almejam alcançar, e esta análise intentou mapear a configuração das hierarquias institucionais no campo da educação. Longe de pretender uma análise conclusiva, este produto é uma primeira etapa na construção da pesquisa, em razão do volume de informações ainda passível de ser explorado e da clareza de que a complexidade dos fenômenos sociais inviabiliza qualquer pretensão de verdade no campo científico.

Palavras-chave : Pierre Bourdieu; Educação; Hierarquias acadêmicas; Produtividade em pesquisa; Campo científico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )