SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44Activities and dynamics with tablets in an Elementary School in SpainIdentification and validation of coaching skill components among faculty members of universities author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Pesquisa

Print version ISSN 1517-9702On-line version ISSN 1678-4634

Abstract

PESARO, Maria Eugênia et al. Grupos de pais-bebês nas creches como estratégia de promoção da saúde mental na primeira infância. Educ. Pesqui. [online]. 2018, vol.44, e183424.  Epub Oct 05, 2018. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844183424.

O presente artigo tem como objetivo apresentar a estratégia do grupo interativo pais-bebês em creches como intervenção psicanalítica possível para a promoção da saúde mental na primeira infância no campo educativo. Trata-se de um desdobramento da pesquisa Metodologia IRDI – uma intervenção com educadores de creche a partir da psicanálise, configurada como pesquisa APCC – acompanhamento pais-crianças em creches. Serão apresentadas três experiências, com diferentes engajamentos, tanto dos pais como das equipes, em Centros de Educação Infantil (CEI), fundamentadas em um dos princípios da educação terapêutica: sustentar nos pais o saber sobre seus filhos, para o fortalecimento do laço pais-bebês e para a constituição psíquica do bebê. Considerou-se, a partir das análises dessas três modalidades, que houve reposicionamento dos discursos dos pais sobre seus filhos como efeito da identificação entre pais e da interação entre eles e os bebês. O resultado foi o deslocamento das dificuldades dos bebês do campo da doença para o das dificuldades do desenvolvimento infantil, no qual os pais se tornam promotores de estratégias educativas para os bebês, apontando para o enlace possível entre psicanálise e educação no campo da saúde mental.

Keywords : Psicanálise; Prevenção; Educação infantil; Intervenção precoce; Pais.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )