SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44Grupos de pais-bebês nas creches como estratégia de promoção da saúde mental na primeira infânciaUtilização do sucesso acadêmico para prever o abandono escolar de estudantes do ensino superior: um caso de estudo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Pesquisa

versión impresa ISSN 1517-9702versión On-line ISSN 1678-4634

Resumen

MOHAMMADISADR, Mohammad; SIADAT, Seyed Ali  y  HOVEIDA, Reza. Identificação e validação dos componentes de habilidades de coaching entre professores universitários. Educ. Pesqui. [online]. 2018, vol.44, e185441.  Epub 05-Oct-2018. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844185441.

O desenvolvimento de recursos humanos é fator importante no aprimoramento das organizações. As universidades enquanto organizações educacionais necessitam de recursos humanos de alta qualidade. Nesta perspectiva, pode-se inserir o coaching como nova abordagem para o desenvolvimento profissional no ensino superior. Professores universitários podem atuar como coaches de modo a auxiliar alunos e colegas a se desenvolver e prosperar. Estes coaches com elevados níveis de habilidades podem exercer grande influência. Nem todos os indivíduos em cargos universitários dispõem das habilidades necessárias para se tornarem coaches . Por isso, as habilidades para tal devem ser especificadas de modo a se selecionar líderes de alta qualidade. O objetivo do presente estudo foi identificar e validar as habilidades de coaching no ensino superior. A população estudada era composta por estudantes do curso de medicina de uma faculdade em Isfahan e da Universidade de Isfahan. Os métodos de pesquisa utilizados foram tanto quantitativos quanto qualitativos. Na parte qualitativa, os participantes foram escolhidos aqueles especialistas em desenvolvimento de recursos humanos e educação. Para a avaliação quantitativa, os participantes foram selecionados entre os membros do corpo docente das duas universidades. Os resultados mostraram que os coaches bem-sucedidos cumpriam com ao menos oito habilidades específicas. Tais habilidades deveriam ser utilizadas como base para a escolha de coaches na educação superior.

Palabras clave : Coaching; Desenvolvimento profissional; Habilidades de coaching; Educação superior; Ensino a distância; Recursos humanos.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )