SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44Gastos com salários e desempenho em matemática: uma análise baseada nas escolas municipais de SBCMapeo sistemático de la literatura sobre evaluación docente (2013-2017) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Pesquisa

versão impressa ISSN 1517-9702versão On-line ISSN 1678-4634

Resumo

MARQUES, Priscila Nascimento. O “jovem” Vygótski: inéditos sobre arte e o papel da criação artística no desenvolvimento infantil. Educ. Pesqui. [online]. 2018, vol.44, e183267.  Epub 07-Nov-2018. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844183267.

O artigo apresenta alguns dos resultados de uma pesquisa acerca da produção de L. S. Vygótski até 1923, isto é, antes de suas publicações mais conhecidas no campo da educação e da psicologia. Trata-se de um vasto conjunto de textos, composto por resenhas teatrais (publicadas em jornais locais de Gomel), incursões em crítica literária, ensaios sobre drama e artes plásticas. Considera-se que o estudo desse material possa ser elucidativo para a compreensão de dois textos que obtiveram circulação mais ampla: A tragédia de Hamlet, príncipe da Dinamarca e Psicologia da arte . O presente artigo, além de descrever brevemente o corpus de interesse, o contexto de sua produção na biografia de Vygótski e no momento cultural russo, apresenta a tradução, feita diretamente do russo e inédita em português, de Sobre o teatro infantil , de 1923, acompanhada de um comentário que busca traçar algumas conexões entre o conteúdo desse artigo e trabalhos posteriores, em particular A educação estética (capítulo de Psicologia pedagógica , de 1926); Imaginação e criação na infância (1930); A brincadeira e seu papel no desenvolvimento psíquico da criança (1933, publicado como capítulo de A formação social da mente ).

Palavras-chave : L. S. Vygótski; Teatro; Educação; Arte e infância.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )