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Educação e Pesquisa

Print version ISSN 1517-9702On-line version ISSN 1678-4634

Abstract

RODRIGUES, Mariana; MENEZES, Isabel  and  FERREIRA, Pedro D.. Efeitos longitudinais da socialização política nos comportamentos de participação de jovens1. Educ. Pesqui. [online]. 2018, vol.44, e175560.  Epub Nov 24, 2018. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844175560.

Este artigo parte da premissa de que a socialização política juvenil na contemporaneidade se baseia em processos dinâmicos que emergem da ação e interação simultâneas de diferentes contextos e agentes sociais, constituindo oportunidades de aprendizagem cívica e vivência democrática que influenciam as experiências juvenis de participação cívica e política. Assim, este estudo explora os efeitos longitudinais da interação entre a família, pares, mídia e associação escoteira no ativismo político, participação cívica e participação cívica online de jovens. Recorrendo a um estudo longitudinal de painel, o mesmo coorte de 473 jovens escoteiros(as) portugueses(as), com idades entre os 14 e os 22 anos, foram observados em três momentos separados por seis meses, entre janeiro de 2014 e março de 2015. Uma série de análises de modelos de crescimento latente permitiram analisar os efeitos da combinação dos agentes de socialização política quer nos níveis iniciais quer nas trajetórias de mudança das formas de participação. Os resultados obtidos demonstram não só a interdependência entre os vários agentes de socialização com que os(as) jovens se relacionam no cotidiano, mas também as influências que estes exercem variam consoante o tipo de participação. O ativismo político é influenciado significativamente pelos pares e pela associação escoteira. O desenvolvimento da participação cívica é potenciado pela associação escoteira e pela mídia (televisão e rádio). A participaçãoonlineé essencialmente fomentada pela mídia (internet, televisão e rádio) e pelas discussões interpessoais sobre assuntos políticos.

Keywords : política; Participação cívica e política; Estudo longitudinal; Jovens.

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