SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44Efeitos longitudinais da socialização política nos comportamentos de participação de jovens1Envolvimento, desempenho acadêmico e composição escrita índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Pesquisa

versión impresa ISSN 1517-9702versión On-line ISSN 1678-4634

Resumen

PINHEIRO, Petrilson A.. Pesquisa em contextos de ensino e aprendizagem por meio do uso da internet: uma ecologia de saberes. Educ. Pesqui. [online]. 2018, vol.44, e180699.  Epub 14-Nov-2018. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844180699.

Tendo em vista o interesse crescente de pesquisas nas humanidades e ciências sociais que lidam especificamente com contextos empíricos de ensino e aprendizagem e uso de tecnologias digitais da informação e da comunicação em entender práticas, condições e impactos do uso da internet em instituições de educação básica, o objetivo deste artigo é promover uma discussão sobre o processo de produção acadêmica, em particular o que se relaciona a práticas de letramentos que envolvem contextos empíricos escolares por meio do uso da internet. Para tanto, busca-se como recurso teórico-metodológico desenvolver uma discussão epistemológica, de caráter qualitativo, sobre a noção de conhecimento(s), organizando-a com base nos conceitos foucaultianos de savoir e connaissance, na concepção plural de epistemologia e na noção de letramento crítico, a fim de (re)pensar o processo de construção de conhecimentos no próprio ato de fazer pesquisa em contextos de ensino e aprendizagem a partir da perspectiva de uma ecologia de saberes. Considera-se, ao final, que tal perspectiva nos possibilita repensar a pesquisa sob dois pontos fundantes: o primeiro é o seu caráter qualitativo, visto que as pesquisas qualitativas buscam descrever e compreender o mundo das práticas dos participantes envolvidos na investigação; o segundo, o seu caráter sociopolítico, posto que a realização de pesquisas empíricas em contextos de ensino e aprendizagem por meio da internet pode contribuir para o desenvolvimento tanto da educação básica quanto a educação superior.

Palabras clave : Ecologia de saberes; Epistemologias; Pesquisa empírica; Internet; Escola.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )