SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44Pesquisa em contextos de ensino e aprendizagem por meio do uso da internet: uma ecologia de saberesAcerca dos processos compensatórios no desenvolvimento da criança mentalmente atrasada índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Pesquisa

versión impresa ISSN 1517-9702versión On-line ISSN 1678-4634

Resumen

FESTAS, Maria Isabel; PRATA, Maria José; OLIVEIRA, Albertina Lima de  y  VEIGA, Feliciano. Envolvimento, desempenho acadêmico e composição escrita. Educ. Pesqui. [online]. 2018, vol.44, e183430.  Epub 14-Nov-2018. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844183430.

O envolvimento pode ser considerado um fator decisivo na manutenção da participação dos alunos na sua aprendizagem, sendo isso particularmente relevante quando se trata de áreas muito exigentes, como a composição escrita. É assim que a relação entre o envolvimento e o desempenho acadêmico tem sido amplamente documentada, embora o caso da escrita tenha sido menos estudado. No presente trabalho, procurou-se saber se o envolvimento escolar se relaciona com o desempenho acadêmico e com a composição escrita. Através de um estudo correlacional, 213 alunos do 9º ano de escolaridade responderam ao Questionário de Envolvimento dos Alunos na Escola, que inclui as dimensões comportamental, afetiva, cognitiva e agenciativa. Os mesmos alunos escreveram um texto argumentativo que foi avaliado do ponto de vista da sua qualidade global e da sua estrutura. Recolheram-se, ainda, as notas obtidas em várias disciplinas e dados relativos às repetências. Pelo estabelecimento de correlações, verificou-se que o envolvimento está associado ao rendimento escolar e à escrita, mas, neste último caso, apenas à sua qualidade global. Constatou-se, também, que as diferentes dimensões do envolvimento não se relacionam de igual modo com o desempenho acadêmico e com a escrita, destacando-se a ausência de uma associação com a componente agenciativa. Sendo possível concluir-se pela existência de uma relação entre envolvimento e desempenho acadêmico e escrita, apontam-se algumas das principais limitações do presente estudo e indicam-se linhas de investigação futura que ajudem a perceber alguns dos resultados encontrados.

Palabras clave : Envolvimento na escola; Composição escrita; Desempenho acadêmico.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )