SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44Acerca dos processos compensatórios no desenvolvimento da criança mentalmente atrasada índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Pesquisa

versión impresa ISSN 1517-9702versión On-line ISSN 1678-4634

Resumen

BOTO, Carlota. António Nóvoa: uma vida para a educação. Educ. Pesqui. [online]. 2018, vol.44, e201844002003.  Epub 24-Nov-2018. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844002003.

Um dos maiores especialistas internacionais no campo da História da Educação, António Nóvoa também se notabilizou no campo da Educação Comparada e no território do que poderíamos compreender por história da formação docente. É autor de referência nos estudos a respeito das políticas educativas, especialmente aquelas desenvolvidas pela União Europeia. É reputado como um dos maiores conhecedores do repertório da área da educação, tendo absoluto reconhecimento internacional, especialmente na Europa e nas Américas do Norte e do Sul. Hoje é, nesse sentido, uma voz fundamental no debate educacional contemporâneo, abordando aspectos acerca da organização histórica e da atualidade do moderno modelo escolar. Sua obra confere maior historicidade à educação comparada e introduz a comparação nos estudos históricos. Ele preocupa-se em desenvolver trabalhos de pesquisa voltados para a conexão entre a dimensão local e a estatura global. A inventividade de seu trabalho tem sido reconhecida pelo impacto de sua obra em termos internacionais. Nesta instigante entrevista, António Nóvoa conta-nos como se formou professor, faz uma avaliação de seu percurso no campo da História da Educação e oferece-nos pistas para analisar a escola contemporânea e o traçado por ela desenhado com vistas ao futuro.

Palabras clave : António Nóvoa; História da educação; Formação de professores; Educação comparada; Modelo escolar.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )