SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45Profissionalismo docente e estratégias para o seu fortalecimento: entrevista com Lee ShulmanInclusão educacional de crianças com deficiências: notas do chão da escola índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Pesquisa

versión impresa ISSN 1517-9702versión On-line ISSN 1678-4634

Resumen

DUBOC, Ana Paula Martinez  y  FORTES, Olívia Bueno Silva. Superdiversidade, linguagem e sociedade: questões em curso. Entrevista com Jan Blommaert e Massimiliano Spotti (Tilburg University). Educ. Pesqui. [online]. 2019, vol.45, e201945002004.  Epub 13-Nov-2019. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634201945002004.

Vivemos uma sociedade fortemente marcada por uma nova e complexa teia de relações, regulações e práticas em resposta à globalização e ao advento das novas tecnologias digitais. A mobilidade humana, em particular, torna-se um elemento fundamental no exercício de compreensão desses novos tempos na medida em que dela emerge uma diversificação da diversidade sem precedentes, a qual passou a ser tratada como superdiversidade. Tomando-se a linguagem como aspecto primordial nas relações humanas, as complexidades emergentes nas novas interações sociais devem ser consideradas em pesquisas que se voltam para a produção de sentidos em contextos comunicativos online e offline. Nesta entrevista, Jan Blommaert e Massimiliano Spotti, da Universidade de Tilburg (Holanda), oferecem-nos uma análise pungente a respeito da trajetória da sociolinguística. Ao posicionarem-se em favor da necessária mudança paradigmática do campo em que as pesquisas acerca da linguagem passem a considerar elementos até então negligenciados por visões mais tradicionais, os autores contribuem para a reinvenção de pesquisas, políticas e práticas inscritas no campo da linguagem por meio de sólida produção científica acompanhada de iniciativas locais inovadoras.

Palabras clave : Superdiversidade; Sociolinguística; Linguagem; Mobilidade; Comunicação online-offline.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )