SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45Prolegômenos para a crítica de Platão à poesia na RepúblicaA reprodução educacional renovada: dualidade intrainstitucional no programa Universidade Aberta do Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Pesquisa

versión impresa ISSN 1517-9702versión On-line ISSN 1678-4634

Resumen

BERTOLIN, Julio; AMARAL, Alberto  y  ALMEIDA, Leandro. Os cursos de graduação podem compensar a falta de capital cultural e background de estudantes?. Educ. Pesqui. [online]. 2019, vol.45, e185453.  Epub 01-Ene-2019. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634201945185453.

Nos últimos tempos, em função da massificação dos sistemas e da ampliação do acesso de estudantes provenientes de contextos familiares, socioeconômicos e culturais menos favorecidos, a melhoria da qualidade e da equidade tem se tornado um importante desafio para as políticas educacionais da educação superior. Especialmente em países em fase de desenvolvimento, com atraso no processo de universalização da educação básica e grande desigualdade social, o capital cultural e o background podem prejudicar a aprendizagem e o desenvolvimento desses jovens no nível superior. Nesse contexto, o Brasil criou uma das maiores bases de dados do mundo contendo relevantes informações socioeconômicas sobre estudantes e o desempenho dos mesmos em exames aplicados em larga escala. Assim, buscando avaliar possibilidades de ampliar a equidade na educação superior e tendo como sustentação teórica a literatura internacional acerca da eficácia escolar, realizamos o cruzamento de dados empíricos entre desempenho e percepção dos discentes sobre atributos de qualidade de cursos de graduação. Os resultados encontrados no Componente Específico da avaliação Enade, em uma amostra dos cursos de Administração e Direito que atenderam preponderantemente estudantes de meios populares, permitem argumentar em favor da possibilidade de cursos de graduação conseguirem compensar, em alguma medida, a defasagem de capital cultural e de background desses graduandos.

Palabras clave : Educação superior; Estudantes de meios populares; Capital cultural; Background; Desempenho.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )