SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45Public Prosecution’s Office extrajudicial performance and the right to early childhood education: a case studyDiagnostic evaluation of needs in an environmental education center through data multiple triangulation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Pesquisa

Print version ISSN 1517-9702On-line version ISSN 1678-4634

Abstract

PENNA, Marieta Gouvêa de Oliveira  and  MARIN, Alda Junqueira. Trajetória social, habitus e engajamento no trabalho escolar. Educ. Pesqui. [online]. 2019, vol.45, e188255.  Epub Jan 01, 2019. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634201945188255.

Apresenta-se neste artigo resultado de pesquisa sobre a organização do trabalho pedagógico na escola com foco na figura do gestor, com o objetivo de analisar as formas como um diretor e uma coordenadora pedagógica, em duas escolas, compreendem e executam seu trabalho, estabelecendo relações com os demais membros da equipe gestora, com a Secretaria da Educação, funcionários da escola, professores, pais e alunos, a partir de disposições constituidoras de habitus para a ação. Interroga-se sobre as causas das diferenças existentes na atuação dos gestores. São mobilizados os conceitos de habitus e dominação legítima. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas em duas escolas municipais da educação básica, escolhidas por serem reconhecidas como boas pela comunidade. Nas entrevistas, foram levantados dados sobre valores e crenças dos sujeitos, forjados em suas trajetórias sociais e no campo educacional. Após análise, evidenciaram-se duas formas de condução da gestão: uma pautada por racionalidade mais técnica, e outra por certo enfrentamento a essa forma de trabalho. A dominação burocrática se manifestou ora com traços de dominação tradicional, ora de dominação carismática, na relação com diferentes formas de capital. Investigar o trabalho pedagógico relacionando-o às crenças e valores dos sujeitos, e que encontram canal de expressão no campo da educação, ajuda a compreender os processos sociais que constituem a sua realidade cotidiana.

Keywords : Trabalho pedagógico escolar; Exercício da gestão; Educação básica.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )