SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45Academic and vocational guidance: perception of labor market from the Spanish Autonomous Offices of EducationEvaluation policy of the teaching performance in the Brazilian state education networks author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Pesquisa

Print version ISSN 1517-9702On-line version ISSN 1678-4634

Abstract

COSTA, Breno Augusto da  and  MARTINS, Adriano Eurípedes Medeiros. Lógica dialética e educação: um estudo introdutório a partir do pensamento de Álvaro Vieira Pinto. Educ. Pesqui. [online]. 2019, vol.45, e188483.  Epub Jan 01, 2019. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634201945188483.

O objetivo deste trabalho é discutir as contribuições da lógica dialética à educação no âmbito do pensamento de Álvaro Vieira Pinto. De acordo com o autor, lógica dialética e consciência crítica são indissociáveis e ambos os conceitos assumem relevância central em sua obra. Ao realizar o exame crítico e concreto de diferentes concepções filosóficas e fenômenos existenciais, tais como técnica, informação e trabalho, o pensador oferece fundamentos autênticos e rigorosos para refletir acerca de diferentes questões pertinentes ao contexto educacional. Neste trabalho, discute-se como esses fenômenos existenciais remetem à questão da dualidade educacional, a qual, de acordo com o filósofo, engendra e ao mesmo tempo é advinda dos antagonismos existentes entre as classes da sociedade. Para a superação da dualidade educacional, o autor aponta como proposta a educação integral. Discute-se também a questão da colonialidade no contexto da educação brasileira. Concluímos apontando a fecundidade dessas reflexões para a educação e a necessidade de estudos sistematizados que tratem da questão da dualidade educacional e da colonialidade no âmbito educacional brasileiro.

Keywords : Álvaro Vieira Pinto; Educação; Educação profissional e tecnológica; Colonialidade; Lógica dialética.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )