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Educação e Pesquisa

versión impresa ISSN 1517-9702versión On-line ISSN 1678-4634

Resumen

MODELSKI, Daiane; GIRAFFA, Lúcia M. M.  y  CASARTELLI, Alam de Oliveira. Tecnologias digitais, formação docente e práticas pedagógicas. Educ. Pesqui. [online]. 2019, vol.45, e180201.  Epub 07-Mar-2019. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634201945180201.

Este artigo apresenta os resultados de pesquisa envolvendo a formação docente em tempos de cibercultura e sua inter-relação com conhecimentos, habilidades e atitudes para atuação de professores no cenário educacional influenciado pelo uso de Tecnologias Digitais (TDs). A discussão aqui proposta é resultante de uma pesquisa qualitativa, apoiada por um estudo de caso, com dados coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, no cenário de uma universidade comunitária no sul do Brasil, tendo como sujeitos os docentes que ministram disciplinas com abordagem semipresencial. Utilizou-se, para realizar a análise dos dados, uma metodologia associada à análise textual discursiva. A investigação possibilitou compreender as competências evidenciadas pelos docentes que empreendem boas práticas pedagógicas com TDs, resultando em elementos que nos permitem refletir acerca do planejamento de ações formativas no âmbito do desenvolvimento acadêmico/profissional de professores em serviço. Foram identificadas quatro grandes competências a serem objeto de reflexão: fluência digital, prática pedagógica, planejamento e mediação pedagógica. Neste artigo, discutimos os desdobramentos da fluência digital, por entender sua contribuição para docentes que desejam utilizar/criar práticas pedagógicas com TDs, a partir de suas experiências e das de seus pares. Os sujeitos entrevistados no estudo demostraram um nível de familiaridade diferenciado quanto ao uso de tecnologias, mas evidenciaram restrições na sua formação no que tange a aspectos didático-metodológicos. Os resultados forneceram-nos indicadores para refletirmos a respeito da organização de espaços de formação estrategicamente pensados para que o corpo docente experimente, teste, discuta e troque experiências acerca das possibilidades didáticas para compor suas práticas com uso de TDs.

Palabras clave : Tecnologias digitais; Formação docente; Práticas pedagógicas.

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