SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45Políticas, procesos y trayectorias de privatización educativa en LatinoaméricaO sagrado e o profano no pensamento pedagógico de Émile Durkheim índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Pesquisa

versão impressa ISSN 1517-9702versão On-line ISSN 1678-4634

Resumo

FREIRE, Luiz Gustavo  e  DUARTE, António Manuel. Concepções sobre os fatores, funções e problemas da aprendizagem do desenho artístico em estudantes universitários. Educ. Pesqui. [online]. 2019, vol.45, e189793.  Epub 08-Mar-2019. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634201945189793.

Este artigo expõe parte dos resultados de uma investigação que teve como objetivo explorar as concepções de aprendizagem do desenho artístico de estudantes universitários brasileiros, à luz da perspectiva fenomenográfica. Entre outras dimensões, um grupo de dezesseis estudantes de uma disciplina livre de desenho, dos cursos de Matemática, Ciências biológicas e Letras, foi entrevistado com base num guia de entrevista semiestruturada acerca das suas concepções sobre os fatores, as funções e os problemas da aprendizagem do desenho artístico. As respostas às entrevistas foram submetidas a uma análise de conteúdo temática, que implicou três fases: segmentação das respostas em unidades a categorizar, desenvolvimento e aplicação de um sistema de categorias de análise e exploração das categorias encontradas. Os resultados evidenciam uma ampla diferenciação de representações quanto aos fatores (isto é, a aprendizagem do desenho é influenciada por fatores afetivos, cognitivos, experienciais, problemáticos, pessoais indiferenciados e contextuais), às funções (isto é, a aprendizagem do desenho tem a função de desenvolvimento artístico, profissionalizante, afetiva, cognitiva e interpessoal), e aos problemas (isto é, a aprendizagem do desenho é afetada por problemas estruturais, de experiência, afetivos, cognitivos, interpessoais e contextuais). Essas representações são aqui interpretadas e apresentadas como utilizáveis para a compreensão e a melhoria do sucesso e da qualidade da aprendizagem na área do desenho artístico.

Palavras-chave : Aprendizagem; Avaliação; Concepções; Desenho artístico; Fenomenografia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )