SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45Valoración realizada por una profesora de la idoneidad de su clase de matemáticasEscrita escolar, caminho religioso: o caderno de Albino Luciani - Papa João Paulo I índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Pesquisa

versión impresa ISSN 1517-9702versión On-line ISSN 1678-4634

Resumen

GONTIJO, Felipe Marques Carabetti  y  PAULA, Ana Paula Paes de. Os sentidos da economia solidária: reflexões sobre um curso de formação. Educ. Pesqui. [online]. 2019, vol.45, e185054.  Epub 28-Mar-2019. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634201945185054.

Neste artigo, apresentam-se reflexões sobre um curso de Formação em Economia Solidária da Senaes, que é parte de uma política pública do Governo Federal para Economia Solidária (ES) no Brasil. Tendo como referência a relação entre o movimento social e o Estado, buscou-se perceber os sentidos da economia solidária nesse processo de formação. Considerando-se os objetivos, valores e princípios manifestados pelo movimento da ES na literatura e nos documentos coletados, identificou-se a ES crítica e a ES neoliberal. A pesquisa empírica ocorreu em duas etapas: uma documental e outra etnográfica, que abordaram os três momentos diferentes do curso: pré-concepção, concepção e implementação. Os dados foram examinados por meio da análise de conteúdo e, após esse percurso, foi possível perceber que, de forma geral, há uma consonância de sentidos nos três momentos identificados em torno da ES crítica e uma prática pedagógica apropriada nos espaços de sala de aula. Constatou-se ainda uma moderação do discurso feita pela Senaes que, a princípio, não descaracteriza o movimento da ES, mas apresenta potencial risco no que diz respeito ao desvio de seu ideário e objetivos. Nas considerações finais, retomam-se os pontos de destaque da pesquisa e discutem-se brevemente os limites e possibilidades dessas ações promovidas via Estado.

Palabras clave : Economia solidária; Formação e educação críticas; Emancipação; Políticas públicas.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )